terça-feira, 8 de maio de 2012

8 de Maio é dia do artista plástico!

Dia 08 de maio comemora-se o Dia do Artista Plástico. É uma data que as pessoas não celebram, não há divulgação, a maioria das pessoas, além de muitos artistas plásticos, nem lembram dela, mas ela existe. Com a intenção de não deixar esse dia passar totalmente em branco, e quem sabe, ser mais lembrado no próximo ano, resolvi escrever algumas linhas. O Dia do Artista Plástico foi escolhido como uma homenagem ao pintor José Ferraz de Alencar Junior, nascido no dia 08 de maio de 1851, na cidade de Itu, estado de São Paulo. Almeida Junior teve uma carreira rica, estudou na Academia Imperial de Belas-Artes, onde foi aluno de Victor Meireles. Obteve, também, formação na Escola Superior de Belas-Artes de Paris e faleceu, tragicamente, no dia 13 de novembro de 1899, em Piracicaba-SP.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Escola de Moda em Itaquaquecetuba




A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, inaugurou ontem, o pólo regional da Escola de Moda em Itaquaquecetuba. A unidade oferece curso de corte, costura e modelagem para os munícipes e servirá de sede de capacitação para as demais cidades do Alto Tietê.
Na solenidade de entrega, estiveram presentes o prefeito Armando Tavares Filho (PR), o Armando da Farmácia, a deputada estadual e primeira-dama de Itaquá, Heroilma Soares Tavares (PTB), a presidente do diretório municipal do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Ana Julia Cardoso, além de outras autoridades femininas engajadas no Fundo Social do município.
Ainda ontem pela manhã, outra unidade da Escola de Moda foi oficializada por Lu no município de Diamantina. No total, o Estado contará com 56 unidades, sendo 28 em entidades assistenciais da Capital e 28 no interior.
"Nossa prioridade é capacitar as mulheres acima de 40 anos que não conseguem encontrar emprego. Uma dona de casa, por exemplo, poderá em dois meses terminar esse pequeno curso e estar apta para exercer a função de costureira", diz Lu.
Segundo ela, o objetivo da pasta é transformar o Estado no maior pólo industrial de moda do Brasil. "Será uma realização para nós, tendo em vista que esses trabalhos são feitos na maioria das vezes, pelo público idoso", finaliza.
O intuito do projeto é a capacitação profissional e geração de renda, desenvolvido de acordo com as tendências do mercado.
Depois de formado, o aluno poderá costurar em casa, comercializar, montar cooperativa ou até mesmo conseguir uma vaga em uma empresa especializada.
Após a assinatura da parceria com o governo do Estado, ocorrida em meados de outubro passado, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o Fundo Social de Itaquá recebeu 10 máquinas de costura, cadeiras, mesas, tábuas de passar e ferro de passar roupa, conteúdo didático e suporte técnico; além do repasse de cerca de R$ 21 mil reais para a aquisição do material de custeio.
Em contrapartida, a Prefeitura se responsabilizou pela disponibilização e custeio do espaço, pagamento dos instrutores e manutenção do maquinário.
A Escola de Moda de Itaquá já está funcionando na Rua Evangelho Quadrangular, 274, na Vila Virginia. Local onde já funcionavam os trabalhos semelhantes da unidade municipal.

http://www.diariodesuzano.com.br/noticia.php?id=262344

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

14 de Março "Dia Nacional da POESIA"




Neste dia 14 de Março ( quarta-feira) é o Dia Nacional da POESIA....
e claro nós do Ponto de Cultura na Praça não vamos ficar de fora, vamos viajar na Poesia e convidamos voce pra prestigiar ou até mesmo participar.
Então venha: é Nesta Quarta-feira das 12 às 13horas- na Praça Padre João Alvares.
Realização:Secretária Municipal de Cultura e Turismo
Apoio: Prefeitura e Câmara Municipal de Itaquaquecetuba

NENA MAR!

AFFONSO ROMANO DE SANT´ANNA



Affonso Romano de Sant'Anna nasceu em Belo Horizonte, no dia 27/03/1937, filho de um capitão da Polícia Militar mineira. Teve uma infância pobre, trabalhando desde muito cedo para pagar os estudos. Filho de pais protestantes, foi criado para ser pregador daquela religião. Aos 17 anos pregava o evangelho em várias cidades de Minas Gerais, visitava favelas, prisões e hospitais, convivendo com pessoas muito pobres. Essa experiência teve influência, anos mais tarde, no estilo dos seus textos e poesias, com forte conteúdo social. Custeou os seus estudos na Faculdade de Letras de Belo Horizonte, tendo se tornado bacharel.Como poeta e cronista, foi considerado pela revista "Imprensa", em 1990, como um dos dez jornalistas formadores de opinião por desempenhar actividades no campo político e social que marcaram o país nos anos 60.
Obras: Fazer 30 anos, A Mulher madura,Assombros,Antes que elas cresçam,O vestibular da vida entres outros.
Encontra se em nosso arcevo para a leitura, duas grandes obras deste Mestre Crônicas pra Jovens e Ler o Mundo.


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Itaquaquecetuba faz o show!


PROGRAMA ITAQUAQUECETUBA FAZ O SHOW!
REALIZAÇÃO: SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO ITAQUAQUECETUBA
APRESENTAÇÃO : NENA MAR

Informações:(11) 4754-2111

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Porque é importante gostar de Ler




Cinco escritores renomados contam como os livros mudaram suas vidas para convenver você a estimular o hábito de leitura em casa."Beatriz Levischi"

PEDRO BANDEIRA
69anos, tem 77 livros publicados,entre eles A Marca de Uma Lágrima, um marco para milhares de adolescentes.
.."Minha mãe, uma jovem viúva gentil e carinhosa,tinha pouca instrução. Menino solitário, meu lazer era ler. Esse hábito me permitiu seguir a profissão de jornalista. Os livros pariram o escritor que eu sou, o homem feliz que consegui ser. Do mesmo jeito que é preciso gostar de respirar e de comer para que continue vivo, é preciso gostar de ler para sobreviver dignamente num século em que todo o conhecimento encontra-se escrito. Quem não lê esta condenado à exclusão, ao desemprego e á infelicidade. Eu fico triste quando ouço uma criança dizer que ler é chato. Ela deveria saber que, para a vida chato é ser burro!"



ANNE RICE
70 anos, a rainha dos vampiros na literatura, teve seu livro, Entrevista com o Vampiro, adaptado para o cinema
.."Os livros começaram a mudar minha vida na infância:lembro das sentenças e imagens lindas que se formavam em minha mente quando minha mãe lia poesia pra mim. No dia em que passei a ler sozinha, o mundo ficou maior. Os romances da escola me faziam enxergar as coisas de uma maneira completamente nova. Ler abre universos inteiros para o leitor.Coloca a gente em contato com idéias, lugares, personagens e experiências que ão seriam possíveis de outra forma. Quem lê consegue aprender uma quantidade inacreditável de coisas. E escolher obras que lhe agradem ainda permite melhorar a velocidade e a capacidade de mergulhar na história."


ZIBIA GASPARETTO
85 anos , escreve livros espíritas lidos por mais 25 milhões de pessoas e tem uma coluna mensal na revista VIVA,da Editora Abril
.."Aprendi a ler aos 4anos. Aos 6 ajudava a professora com as lições das outras alunas e, aos 14, devorava os filósofos famosos,colecionando frases que faziam pensar. Cursei só até o 4ºano primário, mas a leitura me abriu todas as portas. Um bom livro alimenta o espírito e é um amigo para todos os dias. Quem gosta de ler melhora seu vocabulário, aprende com mais facilidade e se torna interessante em uma conversa. Uma história narrada e mum livro faz a gente viajar sem sair do lugar."

RUY CASTRO
63 anos, tornou-se internacionalmente conhecido pelas biografias que escreveu sobre Nelson Rodrigues (O Anjo Pornográfico), Garrincha (Estrela Solitária)e Carmen - uma Biografia), entre outras celebridades
.."Eu aprendi a ler sozinho, no colo da minha mãe, antes dos 5 anos. E comparo esse aprendizado ao ato de nascer. Lembrar do dia em que li pela primeira vez é como lembrar do meu próprio parto. Conviver com personagens que só existem dentro da cabeça do escritor e que, de repente, passam a morar dentro da cabeça da gente é uma das coisas mais gostosas da vida."


TATIANA BELINKY
92anos, assinou a primeira adaptação de O Sítio do Picapau Amarelo para a TV
.."Na minha casa, todo mundo lia. Eu começei aos 4 anos e o mundo se abriu para mim. Aprender a ler é uma grande aventura. Abre os olhos, os ouvidos, a cabeça. Cria ínteresses, desperta a curiosidade. A leitura dá uma chance às melhores emoções. Trata-se de uma doença infecciosa - uma vez exposta a essa contaminação, a maioria vai gostar. O livro é o melhor amigo de uma pessoa. Um brinquedo diferente, que nunca acaba. Um objeto mágico, maior por dentro do que por fora. Cabe um dinossauro, um castelo, num trem. E só abre quando der vontade."

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Parabéns São Paulo!



ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO - 458 ANOS


“São Paulo, te amo
Te amo, São Paulo
Na tarde tão fria
Busquei teu calor,
teu amor em São Paulo
São Paulo, te amo
Pasión de mi vida
I love you, querida
Je t’aime São Paulo
Io ti amo São Paulo
I love you
Te amo, São Paulo”
(“Te amo, São Paulo” – Tom Jobim)

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Museu Municipal de Itaquaquecetuba expõe trabalhos

Museu Municipal de Itaquaquecetuba expõe trabalhos de autoria do artista plástico Lúcio Bittencourt




Cerca de 30 trabalhos com temas diversos (Máscaras, Cavalos, Rosas, Caravela, Ciclista, Siri, Foral, Guerreiro, entre outros) permanecem expostos até o dia 20 de fevereiro



Sob a coordenação da secretaria de Cultura e Turismo, o Museu Municipal de Itaquaquecetuba inicia suas atividades em 2012 em grande estilo. O espaço recebe a exposição "Reci-Criando", do renomado artista plástico, Lúcio Bittencourt.
Há poucos dias, Bittencourt esteve presente ao Museu Municipal para a abertura oficial do evento, sendo recepcionado pelo secretário de Cultura e Turismo, Jandir Jorge Souto e demais autoridades municipais.
Cerca de 30 trabalhos com temas diversos (Máscaras, Cavalos, Rosas, Caravela, Ciclista, Siri, Foral, Guerreiro, entre outros) permanecem expostos até o dia 20 de fevereiro. A matéria prima utilizada para a confecção de todas as obras é a sucata de metal.
Como é do conhecimento dos apreciadores das obras de Lúcio Bitencourt, as peças escolhidas para esta mostra impressionam pela variedade de temas apresentados, capricho e riqueza de detalhes.
"Há alguns anos, fui o criador de troféus oferecidos aos vencedores de concursos de fotografia promovidos pela prefeitura desta cidade e estou feliz de retornar ao município agora para expor algumas de minhas obras...", acrescenta o artista.
Para o secretário municipal de Cultura e Turismo: "... é sempre um prazer receber o Lúcio Bittencourt e suas lindas obras... O Museu Municipal estará sempre de portas abertas...", afirma Jandir Souto.
Vale lembrar que o Museu Municipal de Itaquaquecetuba localiza-se à Praça Padre João Álvares, 49, centro. Seguindo os expedientes dos museus em todo o território nacional, o horário para visitação é de terça a sexta-feira, das 08:00 horas as 17:00 horas e aos sábados, domingos e feriados, das 10:00 horas as 17:00 horas. O telefone para mais informações é: 4642-5076.

O artista e sua obra:

Lúcio Bittencourt explora a sucata de metal criando novas formas e provando a cada peça que o talento e a imaginação geram resultados estéticos vigorosos e harmonioso



Release e Crédito Fotos: Neirylene Cunha de Sena
Divulgação: Andréia Castilho e Eliane M. Fernandes

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

TESOURO BIBLIOGRÁFICO



Sobre livros raros


1. O que é livro raro?

De maneira bastante simplificada, pode-se dizer que um livro alcança o “status” de raridade bibliográfica quando a sua procura excede a oferta, ou seja, é um livro escasso, difícil de ser encontrado.

A combinação de uma série de fatores contribui para tornar um exemplar único, raro, valioso, porém não existem fórmulas fáceis para a determinação de raridade.

2. Como um livro se torna raro?
Livros podem se tornar valiosos por seu conteúdo – por exemplo: primeiros relatos de invenções e descobertas científicas, primeiras edições de importantes obras literárias ou históricas; ou por suas características físicas - por exemplo: encadernações luxuosas contendo ouro e pedras preciosas, anotações manuscritas de pessoa ilustre, livros ilustrados que dão uma nova interpretação de um texto ou da obra de um artista de renome. Livros censurados ou expurgados também podem ser bastante escassos, já que poucos exemplares podem ter sobrevivido ao tempo e à ação humana.

3. A escassez tende a aumentar o valor de um livro?

Um livro que se sabe existir somente em poucos exemplares pode sim ter seu valor monetário aumentado, principalmente se for muito procurado por colecionadores. Existem alguns sites especializados na internet, como o da Antiquarian Booksellers’ Association of America (Associação Americana de Livreiros Antiquários), que podem dar uma idéia de quantas cópias de um livro estão sendo colocadas à venda. No entanto, um livro sem texto importante ou características físicas distintas provavelmente terá pouco valor econômico, não importando quão poucos exemplares tenham sobrevivido.


4. Todos os livros antigos são valiosos?

“Um livro não é valioso porque é antigo e, provavelmente, raro. Existem milhões de livros antigos que nada valem porque não interessam a ninguém. Toda biblioteca pública está cheia de livros antigos, que, se fossem postos à venda, não valeriam mais que o seu peso como papel velho. O valor de um livro nada tem a ver com a sua idade. A procura é que torna um livro valioso.” (Rubens Borba de Moraes em “O bibliófilo aprendiz”, 2005, p. 67)

A antiguidade por si só não é suficiente para tornar um livro valioso. A importância do texto, as condições do exemplar e a demanda pela obra determinarão o valor de um livro antigo. No entanto, algumas categorias de livros são geralmente mais procuradas, incluindo todos os livros impressos antes de 1501, os livros ingleses impressos antes de 1641, os livros impressos nas Américas antes de 1801, os livros impressos no oeste do Mississipi antes de 1850, os livros brasileiros impressos no período da Impressão Régia (1808-1822), podendo esse período ser extendido até 1860, devido à demora com que se desenvolveu a imprensa em certas regiões do Brasil (no Rio Grande do Sul, a história da imprensa tem início em 1827, quando surgiu o primeiro periódico gaúcho: o Diário de Porto Alegre).

5. Assinaturas, marcas de propriedade, autógrafos e dedicatórias contribuem para aumentar o valor de um livro?

Geralmente, sim. Se o antigo proprietário é ou foi uma pessoa famosa ou importante para alguma área do conhecimento, o livro tende a ter seu valor de mercado aumentado. Da mesma forma, autógrafos, inscrições ou dedicatórias, ex-libris, carimbos ou outras marcas distintivas comprovadamente autênticos também contribuem para tornar o livro raro.

Autores contemporâneos costumam assinar muitas cópias de seus livros em eventos organizados para promover a venda de suas obras (lançamentos, feiras do livro etc.). Por serem comuns nos dias de hoje, os autógrafos normalmente acrescentam pouco ao valor de mercado do livro. Sendo assim, às vezes torna-se necessário consultar um especialista com amplo conhecimento do mercado atual para avaliar um exemplar assinado.

6. Como posso manter meus livros em bom estado de conservação?
Os livros são danificados pela luz e pela oscilação de temperatura e umidade. É melhor guardá-los em local fresco e confortável, num ambiente seco e estável, com iluminação baixa ou indireta.

Evite guardar seu livros em lugares onde eles serão expostos à luz solar direta.

Não enrole livros em jornal ou plástico, nem armazene-os em caixas de papelão. O ácido do papelão ou do jornal irá danificar os livros. Sacos plásticos restringem a circulação de ar, podendo promover o crescimento de mofo ou bolor.

Livros de grande porte, como atlas, jornais encadernados ou folhetos de arte, poderão ser guardados na horizontal.

Nunca use fita adesiva para reparar páginas soltas ou rasgadas, pois com o tempo a cola da fita, que é ácida, deixará resíduos e tornará o papel amarelado.

É possível comprar ou mesmo fazer caixas de proteção para o armazenamento de livros antigos ou frágeis. Recomenda-se o uso de papéis e colas alcalinos para a confecção dessas embalagens.

7. Posso encadernar meus livros?

A encadernação tende a diminuir o valor de marcado de alguns livros. Conservadores, muitas vezes, recomendam uma abordagem menos drástica, como uma boa higienização e o armazenamento da obra em caixas ou embalagens confeccionadas sob medida, utilizando materiais que não agridem o livro. Essas medidas alternativas poderão ajudar a preservar o item em sua forma original.

http://tesourobibliografico.wordpress.com/livroraro/

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

TODO dia é DIA de LER....




"O livro é o melhor lugar do mundo; é a entidade mais nobre e pura da Terra. Ele nos leva para além das fronteiras, fazendo-nos, ainda que sós, companheiros de nós mesmos."
Henrique Martins Oliveira, 15 anos - (Porto Alegre - MG) - Participante do 6º Concurso de Redação Ler é Preciso


“Eu ainda sou uma criança aprendendo muitas coisas interessantes com os adultos. Mas o que eu acho mais divertido é na hora que ensino a uma pessoa grande alguma coisa que ela não sabe”
Caroline Fernanda Vaz de Almeida, 11 anos, Itabira (MG) Participante do 6.º Concurso de Redação Ler é Preciso

Navegar pela leitura é uma viagem sem volta e sem fim. Na Biblioteca Virtual Ecofuturo você acessa gratuitamente os conteúdos que o Ecofuturo tem como referência sobre educação, sustentabilidade, leitura e literatura, que fundamentam os nossos projetos. Nesta página, estão todas as publicações produzidas pelo Instituto e um enorme e diversificado acervo de textos, filmes, bibliografia literária e obras de referência, documentários e sites cuidadosamente pesquisados e selecionados para ajudar o leitor a formar sua própria opinião sobre os mais diversos temas. Um universo de conhecimento reunido num só espaço para ler, baixar, ouvir, ver, se informar e – por que não? – se encantar

http://www.ecofuturo.org.br/biblioteca