terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

14 de Março "Dia Nacional da POESIA"




Neste dia 14 de Março ( quarta-feira) é o Dia Nacional da POESIA....
e claro nós do Ponto de Cultura na Praça não vamos ficar de fora, vamos viajar na Poesia e convidamos voce pra prestigiar ou até mesmo participar.
Então venha: é Nesta Quarta-feira das 12 às 13horas- na Praça Padre João Alvares.
Realização:Secretária Municipal de Cultura e Turismo
Apoio: Prefeitura e Câmara Municipal de Itaquaquecetuba

NENA MAR!

AFFONSO ROMANO DE SANT´ANNA



Affonso Romano de Sant'Anna nasceu em Belo Horizonte, no dia 27/03/1937, filho de um capitão da Polícia Militar mineira. Teve uma infância pobre, trabalhando desde muito cedo para pagar os estudos. Filho de pais protestantes, foi criado para ser pregador daquela religião. Aos 17 anos pregava o evangelho em várias cidades de Minas Gerais, visitava favelas, prisões e hospitais, convivendo com pessoas muito pobres. Essa experiência teve influência, anos mais tarde, no estilo dos seus textos e poesias, com forte conteúdo social. Custeou os seus estudos na Faculdade de Letras de Belo Horizonte, tendo se tornado bacharel.Como poeta e cronista, foi considerado pela revista "Imprensa", em 1990, como um dos dez jornalistas formadores de opinião por desempenhar actividades no campo político e social que marcaram o país nos anos 60.
Obras: Fazer 30 anos, A Mulher madura,Assombros,Antes que elas cresçam,O vestibular da vida entres outros.
Encontra se em nosso arcevo para a leitura, duas grandes obras deste Mestre Crônicas pra Jovens e Ler o Mundo.


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Itaquaquecetuba faz o show!


PROGRAMA ITAQUAQUECETUBA FAZ O SHOW!
REALIZAÇÃO: SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO ITAQUAQUECETUBA
APRESENTAÇÃO : NENA MAR

Informações:(11) 4754-2111

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Porque é importante gostar de Ler




Cinco escritores renomados contam como os livros mudaram suas vidas para convenver você a estimular o hábito de leitura em casa."Beatriz Levischi"

PEDRO BANDEIRA
69anos, tem 77 livros publicados,entre eles A Marca de Uma Lágrima, um marco para milhares de adolescentes.
.."Minha mãe, uma jovem viúva gentil e carinhosa,tinha pouca instrução. Menino solitário, meu lazer era ler. Esse hábito me permitiu seguir a profissão de jornalista. Os livros pariram o escritor que eu sou, o homem feliz que consegui ser. Do mesmo jeito que é preciso gostar de respirar e de comer para que continue vivo, é preciso gostar de ler para sobreviver dignamente num século em que todo o conhecimento encontra-se escrito. Quem não lê esta condenado à exclusão, ao desemprego e á infelicidade. Eu fico triste quando ouço uma criança dizer que ler é chato. Ela deveria saber que, para a vida chato é ser burro!"



ANNE RICE
70 anos, a rainha dos vampiros na literatura, teve seu livro, Entrevista com o Vampiro, adaptado para o cinema
.."Os livros começaram a mudar minha vida na infância:lembro das sentenças e imagens lindas que se formavam em minha mente quando minha mãe lia poesia pra mim. No dia em que passei a ler sozinha, o mundo ficou maior. Os romances da escola me faziam enxergar as coisas de uma maneira completamente nova. Ler abre universos inteiros para o leitor.Coloca a gente em contato com idéias, lugares, personagens e experiências que ão seriam possíveis de outra forma. Quem lê consegue aprender uma quantidade inacreditável de coisas. E escolher obras que lhe agradem ainda permite melhorar a velocidade e a capacidade de mergulhar na história."


ZIBIA GASPARETTO
85 anos , escreve livros espíritas lidos por mais 25 milhões de pessoas e tem uma coluna mensal na revista VIVA,da Editora Abril
.."Aprendi a ler aos 4anos. Aos 6 ajudava a professora com as lições das outras alunas e, aos 14, devorava os filósofos famosos,colecionando frases que faziam pensar. Cursei só até o 4ºano primário, mas a leitura me abriu todas as portas. Um bom livro alimenta o espírito e é um amigo para todos os dias. Quem gosta de ler melhora seu vocabulário, aprende com mais facilidade e se torna interessante em uma conversa. Uma história narrada e mum livro faz a gente viajar sem sair do lugar."

RUY CASTRO
63 anos, tornou-se internacionalmente conhecido pelas biografias que escreveu sobre Nelson Rodrigues (O Anjo Pornográfico), Garrincha (Estrela Solitária)e Carmen - uma Biografia), entre outras celebridades
.."Eu aprendi a ler sozinho, no colo da minha mãe, antes dos 5 anos. E comparo esse aprendizado ao ato de nascer. Lembrar do dia em que li pela primeira vez é como lembrar do meu próprio parto. Conviver com personagens que só existem dentro da cabeça do escritor e que, de repente, passam a morar dentro da cabeça da gente é uma das coisas mais gostosas da vida."


TATIANA BELINKY
92anos, assinou a primeira adaptação de O Sítio do Picapau Amarelo para a TV
.."Na minha casa, todo mundo lia. Eu começei aos 4 anos e o mundo se abriu para mim. Aprender a ler é uma grande aventura. Abre os olhos, os ouvidos, a cabeça. Cria ínteresses, desperta a curiosidade. A leitura dá uma chance às melhores emoções. Trata-se de uma doença infecciosa - uma vez exposta a essa contaminação, a maioria vai gostar. O livro é o melhor amigo de uma pessoa. Um brinquedo diferente, que nunca acaba. Um objeto mágico, maior por dentro do que por fora. Cabe um dinossauro, um castelo, num trem. E só abre quando der vontade."