sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Biblioteca Pública Municipal é Informatizada



Já encontra-se à disposição dos munícipes os computadores adquiridos pelo poder executivo da cidade de Itaquaquecetuba, por meio do governo federal (Ministério da Cultura e Turismo) que auxiliam os munícipes em suas pesquisas na Biblioteca Municipal Professor Aroldo de Azevedo.

Cerca de 20 equipamentos foram devidamente instalados na sede da biblioteca, possibilitando pesquisas de modo mais rápido e em maior quantidade, graças ao acesso à internet (vale lembrar que os acessos às redes sociais e chat´s são bloqueados).

Além desta ferramenta, por meio de um sistema segmentado é possível realizar as pesquisas de modo mais eficiente dos livros constantes da unidade que foram devidamente catalogados.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo: “... esta é uma grande conquista para nossa cidade... os computadores facilitam a vida não somente dos estudantes, como também dos servidores da unidade, facilitando o fluxo no atendimento de nossa biblioteca...”.

Obras ditas literárias são as mais procuradas atualmente. Para emprestar livros, basta ser possuidor da carteirinha de sócio da unidade. Para adquiri-la, basta comparecer à biblioteca, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, munido de xerox e originais dos documentos pessoais e comprovante de residência. O endereço é João Vagnotti, 37, centro.

Vale lembrar que cerca de 400 munícipes freqüentam a unidade por mês.





A Biblioteca Pública Municipal Aroldo de Azevedo



Não há cultura sem livros, já diziam os leitores mais antigos e assíduos. Podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que ler é o mais saudável passatempo, além de ser o mais barato também. E não adianta dizer que os livros hoje estão muito caros ou que não se tem a oportunidade de acesso à bons exemplares. É para isso que existem as chamadas “bibliotecas públicas”, espalhadas por quase todas as cidades brasileiras.

Sob o comando da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, A “Biblioteca Pública Municipal Aroldo de Azevedo”, em Itaquaquecetuba possui um acervo de cerca de 14 mil e 500 obras diversas, tanto didáticos quanto romances e literatura, destinados tanto aos estudantes quanto à população em geral. O livro mais antigo da “coleção” data de 1933.

Outras publicações, tais como jornais e revistas, são arquivadas por assunto, no setor denominado hemeroteca.

Além da compra por parte do executivo, doações de livros também são aceitas pela direção. Porém, antes de efetuar a doação, a coordenação solicita que o interessado entre em contato com a unidade por meio do telefone: 4753-2616. Como a procura por livros didáticos diminuiu tendo em vista a facilidade de acesso à internet, a preferência é por livros para leitura, tais como: literatura, romances, auto-ajuda, técnicos etc.

Em caso de mal estado de conservação, as obras doadas são devidamente recuperadas por parte integrante da equipe de profissionais da biblioteca, hoje, composta por 10 funcionários.


JORNAL DE ITAQUÁ O DIÁRIO

Um comentário:

  1. alguém pode me informar, como faço para pegar livros emprestados? Qual é o horário de funcionamento?

    ResponderExcluir